-
Arquitetos: Pich-Aguilera Architects; Pich-Aguilera Architects
- Área: 7448 m²
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo centro de experimentação para a produção audiovisual situa-se na área ocupada pelo antigo quartel de infantaria do atual Parque Cientifico e Tecnologico da Cidade de Lérida de Gardeny. No atual Gardeny está previsto o futuro Parque de Humanidades.
Esta infraestrutura tem início com a criação do "Magical", um complexo de instalações e serviços para a criação de produtos audiovisuais destinados à diversas áreas e estratégias mercadológicas.
O projeto reabilita edifícios existentes que compõem o antigo pátio. Para completar as funções do centro, foi construído um terceiro volume com nova planta que funciona como um grande receptáculo abrigando um conjunto de filmes localizados no ângulo sul da praça. Um tecido tensionado cobre este contenedor e se espalha como uma névoa envolvendo e conectando os três edifícios, definindo ainda uma concavidade em direção a praça, de onde se dará o acesso ao complexo.
Sob este tecido é gerado um espaço aberto para a recepção, espera, refeitório, etc. disposto sobre a paisagem da planície. O acesso do público ao conjunto acontece a partir do primeiro pavimento do volume de controle de realização ligado ao conjunto.
A tecnologia têxtil utilizada no edifício, em oposição à solidez dos edifícios históricos, permite supôr as grandes possibilidades deste novo material de construção.